As capacidades preditas de transmissão genômica (GPTAs) são estimadas utilizando as informações de pedigree, fenótipos e genótipos, os quais são obtidos pela genotipagem com marcadores específicos. A genômica possibilita aumento da acurácia (medida de confiabilidade) da estimativa, redução do intervalo de gerações e correção de possíveis erros de pedigree. Sendo assim, A avaliação genômica tem papel fundamental no aumento da acurácia das predições das PTAs, principalmente para animais jovens. Na presente avaliação de 2022, o valor médio da acurácia de animais jovens foi 78.8%, com máximo de 90%.
Esses elevados valores de acurácia proporcionam segurança nas decisões de seleção aplicadas pelos participantes do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro o que deverá acarretar aumento da eficiência do teste de progênie e do processo de melhoramento genético como um todo, contribuindo para a sustentabilidade da raça e para a evolução de seus índices zootécnicos (Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro: sumário brasileiro de fêmeas: 5a avaliação genômica de fêmeas jovens e adultas: novembro 2022).
O plantel leiteiro das Fazendas Reunidas (GIR/GIROLANDO ROPM) está no programa de melhoramento de gado leiteiro (PMGZ Leite) desde 2020 (apesar de já termos a Genômica de todos os animais), com as principais doadoras adquiridas da Fazenda Calciolândia e Fazendas do Basa.
Atualmente existem aproximadamente 25 animais participando das pesagens oficiais da ABCZ com produtividade acima de 6.000 quilos de leite por lactação. A médio e longo prazo esperamos contar com 80 animais em pesagens oficiais. Estas, ocorrem sob responsabilidade técnica da Zootecnista e especialista em Produção de Ruminantes Eline Maria Jucá (ABCZ).