Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Genotipagem do gado Girolando

Genotipagem do gado Girolando

A genotipagem é uma ferramenta que permite o rastreamento e garantia de paternidade do rebanho, permitindo (dentre vários outros benefícios) uma evolução genética mais rápida nos plantéis.

A avaliação genômica é uma realidade não só no mundo como, mais recentemente, no Brasil. A possibilidade de identificação do potencial genético de uma forma mais precisa e confiável, que permite a tomada de decisão de manejo e de seleção antecipada, acelerando assim o progresso genético dos rebanhos, vem conquistando cada vez mais adeptos. Devido a estes motivos, e ao desenvolvimento tecnológico da genotipagem, a avaliação genômica tem se tornado uma ferramenta cada dia mais popular e acessível financeiramente aos criadores (Pedrosa e Lung, 2021 – https://canaldoleite.com/colunas/victor-breno-pedrosa/plano-de-genotipagem-por-quais-animais-comecar-a-avaliacao-genomica/).

Podemos destacar que no melhoramento tradicional, por meio do teste de progênie, os indivíduos são comparados com base na produção de leite das filhas enquanto no melhoramento por meio da seleção genômica, os animais são avaliados pela bagagem genética contida no seu DNA (https://ruralpecuaria.com.br/tecnologia-e-manejo/bovinocultura-de-leite/melhoramento-genetico-na-pecuaria-leiteira.html).

No último dia 30/08, o Zootecnista Gabriel Khoury da Costa (Técnico Habilitado da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando) esteve na Fazenda Nova Esperança (Fazendas Reunidas AP RO) para a certificação de mais um lote de bezerras meio sangue Gir / Girolando com 7 meses de idade.